domingo, 16 de novembro de 2014

CARTA DO COMPANHEIRO RAUL DA U-1250

Em janeiro deste ano, a PETROBRAS, depois de muito negar, instituiu o Programa Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) o que casou espanto no grupo dos operadores desta refinaria, já que o número de dobras estava muito acima do razoável, principalmente em certas áreas como na U-4100 e U-1250 criando uma rotina de dobras inaceitável.  Infelizmente nossos gerentes só se preocupam em criar documentos de utilidade duvidosa e tem um total descaso para a questão do efetivo criando um sério problema......  Como incentivar operadores a se aposentarem?

A solução..... Ao contrário de outros programas de incentivo a demissão voluntária, este dividia a categoria em 5 grupos diferentes, sob o argumento de complexidade / importância e transferência de conhecimento (puro cinismo) com possibilidades de saídas em datas diferentes. Os operadores foram quase todos, se não todos, classificados no "Grupo E", grupo este, no qual para terem direito ao PIDV, deverão ficar até 3 anos, num ato de total discriminação pois aqueles que tem o trabalho em áreas mais perigosas e insalubres, deverão ficar mais tempo SEM nenhum estudo do impacto na saúde destes trabalhadores, e indo na contramão da aposentadoria especial.

É possível que alguns tenham interesse em ficar, mas outros certamente querem aproveitar um pouco sua aposentadoria com um mínimo de saúde? É bom lembrar que a atual geração de operadores aposentáveis tem uma média de idade e tempo de serviço bem acima das gerações anteriores e nada disso foi levado em consideração.

A postura da companhia é a seguinte: CRIAMOS UM PROBLEMA, OS TRABALHADORES QUE SE FERREM PARA RESOLVÊ-LO....     E aí fica a pergunta: Quem vai responder caso isso se mostre no futuro algo nefasto à saúde dos turneiros??? 

A empresa???  Claro que não!!!  O sindicato? Esse muito menos ainda. Mas então porque o silencio?   
Enquanto o sindicato finge que nada está acontecendo  a empresa se aproveita e brinca com os turneiros que desejam sair logo, criando um processo confuso que ninguém sabe de nada, ninguém é responsável por nada,  ninguém informa nada, e na prática,  não existe nenhuma transmissão/ passagem de conhecimento, é tudo mentira.
Isso só e possível porque o sindicato se omite das suas responsabilidades e aí nossos chefes fazem o que querem e tratam os turneiros como moleques.
Mas se não existe nenhum trabalho de transmissão de conhecimento, onde estão os operadores???  (não perguntem aos nossos dirigentes sindicais, porque estes não sabem de nada  ...nadinha mesmo.....)  
A RESPOSTA -  ESTÃO SENDO USADOS  PARA COMPOR O EFETIVO, SOMENTE ISSO. 

Se os atuais dirigentes sindicais já não sentem motivação suficiente para defender  o interesse dos trabalhadores,  por favor..... peçam para sair e.....  boa sorte.

RAUL DE CARVALHO E SILVA - Técnico de Operação Sênior - AB/ UN REDUC / CB-DCCF

Nenhum comentário:

Postar um comentário