terça-feira, 25 de novembro de 2014

Olho no Olho com Luís Alberto, candidato a presidente

"Vamos resgatar os Aposentados de volta para o sindicato e para a luta pelos seus direitos, junto com a relação de companheirismo com os ativos” – Luís Alberto, presidente

Como você vê a situação do aposentado hoje no Sindipetro Caxias?

O atual presidente do nosso sindicato promoveu o afastamento de dezenas, talvez centenas, de companheiros aposentados e pensionistas da Entidade, abrindo mão da representação sindical destes companheiros.
A entidade não tem promovido diversas ações jurídicas, como por exemplo, as ações de bitributação (para os recém aposentados), as ações de níveis (2004, 2005 e 2006), as ações do PCAC e da RMNR etc.
Ele também deixou de realizar as assembleias de aposentados durante as campanhas salariais. O argumento de que aposentados votariam contra ativos é uma MENTIRA. Este fato nunca aconteceu. Nem mesmo durante as nossas lutas, qualquer aposentado votou a favor ou contra as nossas greves. Sempre se mantiveram com uma postura de solidariedade e diálogo.

O que aconteceu em relação aos Níveis?

Na última campanha salarial conquistamos uma cláusula relativa ao pagamento das ações dos níveis (anos 2004, 2005 e 2006). Esta vitória poderá possibilitar um acordo judicial a ser apreciado pelo Conselho Deliberativo da Petros para pagamento dos valores devidos aos companheiros que entraram com as ações. O Conselho Deliberativo da Petros solicitou a confecção de pareceres atuarial e jurídico para que possa aprovar a realização dos acordos de pagamento.
Temos que seguir pressionando para garantir o pagamento a todos os companheiros, não somente os que entraram com ações e ganharam, como também os que não entraram e aqueles que entraram e perderam. O atual presidente não só não orientou a entrada de ações dos assistidos da Petros reclamando seus direitos, como não tomou nenhuma providência para evitar que os trabalhadores aposentados tivessem esta perda.

Qual é a sua proposta para os aposentados?

Nós da CHAPA 2 queremos assumir um compromisso com você, aposentado e pensionista: faremos o RESGATE DOS APOSENTADOS, uma política de retomada e estreitamento dos laços de companheirismo e representação que sempre tivemos. Confiança e companheirismo serão a marca de nossa gestão de respeito aos aposentados e pensionistas! 



Um comentário:

  1. Luis Alberto, Democracia pressupõe a devida ALTERNÃNCIA DE PODER e é o que NÃO OCORRE em Caxias!! Não podemos criar a figura do ETERNO SINDICALISTA PROFISSIONAL e DIVORCIADO do mundo do trabalho petroleiro, por isso em nome da oposição da Bahia que luta para devolver a dignidade e democracia no SINDIPETRO, venho me posicionar e testemunhar que todas as vezes em que al longo de 20 anos estivemos juntos discutindo os interesses dos petroleiros em congressos e atividades, vi a seriedade sua, de Amaral e tantos outros e peço a BASE que VOTE na CHAPA-2 para termos avanços na luta pois os que estão aí a décadas já não têm mais motivação para a LUTA e a CHAPA-2 TEM sangue novo petroleiro!

    ResponderExcluir